Skip to content
Portal Praias Jericoacoara

Praia de Tatajuba: Lindo lugar entre Camocim e Jericoacoara

19 de setembro de 2022

A região litorânea ao entorno de Jericoacoara é paradisíaca. Um desses lugares maravilhosos e que valem a pena conhecer é a Praia de Tatajuba. Portanto, está localizada no lado leste do município, entre Camocim e Jericoacoara, é um dos mais belos paraísos tropicais do nordeste, popular entre os kitesurfistas de todo o mundo.

Também conhecida como Lagoa de Tatajuba, é um dos lugares mais visitados em Jericoacoara. É uma das mais encantadoras praias do litoral oeste do estado do Ceará. Nos anos 80, a comunidade de Tatajuba foi enterrada pelas dunas, mas isso não afugentou as famílias de pescadores que reconstruíram uma nova aldeia conhecida como Nova Tatajuba.

Desde o século XIX, as pessoas vivem em harmonia com a natureza através de seu modo de vida. Devido a sua localização geográfica e difícil acesso, que só é possível por veículos off-road, Tatajuba é um ecossistema quase intocado, composto por numerosas dunas permanentes e móveis, mangues, lagoas, falésias, lagoas permanentes e lagoas intertidais, que estão ligadas ao mar em determinadas épocas do ano.

Pontos de diversão na Praia de Tatajuba

Duna do funil

duna-do-funil

Morro Branco, localizado no local conhecido como Duna do Funil, é uma das mais altas dunas do litoral e oferece a seus visitantes um ‘esquibunda’ ou sandboard, uma experiência de aventura e adrenalina. De Camocim, pode-se chegar a Tatajuba pela estrada costeira, atravessando a foz do rio Coreaú, e também ao longo da CE 085.

Laguinho da Torta e Lago Grande

lago-da-torta-camocim

O grande lago de água doce, cercado por dunas brancas, proporciona um ambiente ideal para atividades como kite e windsurf, pedalinho, stand-up paddle, esquibunda e canoagem. Ainda mais, com magníficas barracas de praia que oferecem serviços diferenciados, como o relaxante balançar de rede na lagoa, e deliciosos pratos de peixe servidos “caseiros” aos hóspedes.

Como chegar em Tatajuba

Maneiras de chegar a Tatajuba:

  • A primeira opção é ir de Fortaleza para Sobral na BR 222 ou na estrada do Sol Poente, e de lá para Granja na linha CE-362;
  • Depois, basta pegar a estrada de asfalto até a cidade de Parazinho.
  • Mais adiante, você só pode ir de carro de tração buggy, pois a estrada para Tatajuba é muito arenosa.
  • Outra opção é seguir a mesma rota que a de Jericoacara.

Fotos da praia Tatajuba e região

Conclusão

Por fim, com certeza a viagem vale muito a pena. Pois, não somente pelo lugar, que é muito bonito, mas especialmente por toda a caminhada pelo lado oeste de Jericoacoara, que possui paisagens belíssimas.

O caminho pode passar por mangues secos e outras atrações, ou você pode ir direto de Jeri. Vale a pena visitar e passar um dia em Tatajuba. Além disso, você ainda pode aproveitar para relaxar no Lago Grande.

E ai? Curtiu mais essa dica? Deixe nos comentários se você já foi ou tem vontade de conhecer esse belo lugar.

Clicando aqui, você confere dicas de Hotéis e Pousadas em Jericoacoara em nosso parceiro Booking.